Genebra, 13 de agosto de 2025 – Organizações da sociedade civil consideram inaceitável o novo rascunho do Tratado Global contra a Poluição Plástica e defendem sua rejeição imediata. O documento ignora a redução da produção de plásticos e o banimento de substâncias químicas perigosas, transformando um acordo que poderia ser histórico em um simples tratado de gestão de resíduos, voluntário e ineficaz. Trata-se de um incentivo à poluição e um insulto às futuras gerações.
A proposta fracassa em acabar com a poluição por plásticos, deixando um legado de traição às populações. O documento enfraquece drasticamente o processo de três anos de consultas, ignorando a ciência, os direitos humanos e a saúde pública. É um retrocesso que transforma um potencial tratado de transformação em um simples acordo de gestão de resíduos.
Atendimento à Imprensa
Porta-vozes da Coalizão Vida Sem Plástico estão em Genebra acompanhando as negociações do INC 5.2 e disponíveis para entrevistas.
Para agendar entrevistas ou obter mais informações, entre em contato pelo telefone + 55 61 999 472 870
Sobre nós:
A Coalizão Vida Sem Plástico é uma rede de mais de 15 organizações brasileiras que atuam pela construção de um Tratado Global robusto contra a poluição por plástico e por um futuro mais sustentável, saudável e justo para todos.


